Programação
- Este evento já passou.
Reunião 60+: O Mundo Explicado pelas Imagens

Reunião 60+:
O Mundo Explicado pelas Imagens
O desenvolvimento da arte da pré-história aos dias de hoje
Com Prof Giancarlo Hannud
Historiador da Arte, Curador e Pesquisador
DATA
28/11 | SEXTA | 15h
LOCAL
Sala 5 – 1º Andar – Espaço Gibran Khalil Gibran
SOBRE O PALESTRANTE
Giancarlo Hannud é historiador da arte, curador e pesquisador. É formado em Artes Plásticas pela Slade School of Fine Art (UCL) e mestre em História Cultural e Intelectual (1300–1650) pelo Warburg Institute – School of Advanced Study. Foi curador sênior da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2010 e 2015, onde realizou exposições como Fato Aberto: o desenho no acervo da Pinacoteca (2013), Guillermo Kuitca: Filosofia para Princesas (2014) e Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza (2015). Entre 2018 e 2020, dirigiu o Museu Lasar Segall, onde também assinou curadorias como Alex Cerveny: Palimpsesto (2018), Lasar Segall: o eterno caminhante (2018), Eduardo Berliner: desenhos (2021), entre outras. Como curador independente, realizou mostras como Antonio Bandeira (MAM-SP, 2019), Diálogos Contemporâneos: Willys, Lothar, Marilá (IAC, 2022), Cassio Michalany: A linha pela ausência (Galeria Millan, 2023), Paulo von Poser: Desenhos nus 1982–2022 (Galeria Verve, 2022), e Arte latino-americana e caribenha no acervo do BID (FIESP 2026). Publicou diversos ensaios e livros, entre os quais Alex Cerveny: Excelsior (Ubu, 2025), Eleonore Koch: não são coisas do cotidiano, só parecem (2024), Tarsila: as duas e a única (2022), Lasar Segall (Almeida & Dale, 2021), além de textos em volumes dedicados a Gisela Eichbaum, Nonê, Ubi Bava, Jandyra Waters, Roberto Burle Marx e Tereza D’Amico.
SOBRE A AULA
A aula propõe uma travessia pela história da arte, das cavernas pré-históricas às experiências contemporâneas. Mais do que uma linha evolutiva, trata-se de um percurso de olhares cruzados entre passado e presente, onde a arte é entendida como uma forma de pensamento visual e de autoconhecimento humano. Serão discutidas as origens simbólicas da imagem, o surgimento da figura do artista, a constituição do mercado e do sistema da arte, e a ideia de “obras imortais” como pontos de inflexão da memória cultural. Ao longo do percurso, buscaremos compreender como a arte expressa as tensões entre o sagrado e o profano, o material e o espiritual, o individual e o coletivo, o belo e o político. Partindo das pinturas rupestres de Lascaux e Altamira, passando pelo Renascimento e pela invenção da perspectiva linear, até as rupturas das vanguardas modernas e pós-modernas, a aula convida a pensar o que permanece, o que muda e o que ressurge, perguntando, afinal: o que é arte, e por que precisamos dela para explicar o mundo?


